domingo, 28 de Abril de 2024  09:42
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Publicidade Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Publicidade

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Puré de Batata

Puré de Batata

Cozer as batatas. Passar no passador e juntar o leite quente com manteiga e um pouco de noz-moscada tudo misturado. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
19-10-2005

Variante liga Águeda a Recardães abriu ao trânsito


Águeda

A ligação Águeda - Aveiro, tão reivindicada pelos autarcas aguedenses, vai ser uma realidade. Quem o garantiu foi, na penúltima quarta-feira, o secretário de Estado Adjunto das Obras Públicas e das Comunicações, Paulo Campos, durante a inauguração da Variante à EN 333 entre Perrães e Recardães, que custou cerca de dez milhões de euros.

Conjunto de investimentos

Segundo Paulo Campos, o eixo rodoviário Águeda - Aveiro está em fase de estudo prévio e será uma realidade.

“O primeiro passo fundamental para a obra já foi dado”, reforçou o secretário de Estado das Obras Públicas e Comunicações, anunciando ainda que “o estudo prévio, do IC-2, da ligação de Coimbra a Oliveira de Azeméis, está a decorrer”, e acrescentando que “está a ser equacionada a ligação do prolongamento da variante, agora inaugurada, até à ligação à A1, em Mamodeiro, Aveiro. A seu tempo será trabalhado e executado”.

O governante referiu ainda que, “apesar da conjuntura económica não ser a melhor, o Estado está a fazer um esforço no sentido de ser feito um conjunto de investimentos necessários para o país”.

Urgência

Castro Azevedo, presidente da Câmara Municipal Águeda, reivindicou, com carácter de urgência, a ligação de Recardães a Perrães para que a Variante fique concluída e não termine, como agora acontece, na rotunda de Recardães.

Castro recordou também que Águeda é um dos concelhos do distrito com mais poder económico e que contribui com riqueza para a economia nacional, daí a necessidade urgente da ligação à A1.

O troço que abriu ao trânsito tem uma extensão de pouco mais de dois quilómetros, entre Águeda e Recardães, e engloba o nó com o IC-2, até à baixa da marginal do Rio Águeda.

Nesta variante está integrado um viaduto que, além de permitir transpor a EN 1, assegura também a eficaz drenagem da zona.

A execução de um nó com a EN 1, do tipo giratório, com uma rotunda desnivelada, cujo actual traçado resulta de uma reformulação ao projecto original com o objectivo de aumentar para nascente a extensão do trecho em viaduto sobre a EN1 de modo a permitir que os caudais de cheia do leito do Rio Águeda não encontrassem qualquer obstáculo que pudesse causar um efeito de barreira, tal como uma solução de aterro poderia criar.

A empreitada foi adjudicada às empresas Soares da Costa e Rosas Construtores e representa um investimento da ordem dos 10,6 milhões de euros.

A variante à EN 333 faz parte da rede complementar de estradas, prevista na Plano Rodoviário Nacional, e, quando completa, estabelecerá uma ligação rápida do nó de Talhadas do IP5 ao nó de Aveiro Sul da A1.

Números

238477 - Foram as horas de trabalho necessárias para construir a variante que se iniciou nio dia 11 de Julho de 2002.

1253 - Trabalhadores trabalharam ao longo de cerca de 3 anos e apenas se registaram sete acidentes de trabalho.

2150 - Metros é o total do cumprimento da variante inaugurada que tem origem perto da rotunda já existente em Recardães.

Pedro Fontes da Costa
pedro@jb.pt


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®